Tua fé te salvou


“E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.” (Mateus 8:10)

O capítulo oito do Evangelho segundo Mateus é pontuado por encontros que aparentam ser frutos do acaso (bem sabemos que não). Enquanto Jesus andava, pessoas diferentes com problemas diversos, interrompem seus passos em busca de socorro.

Neste texto, presenciamos uma improvável (para aquele contexto) confluência de caminhos: Um centurião romano, que desde os primeiro anos de sua vida fora educado para adorar ídolos inanimados, suplica a Jesus, o Deus encarnado, pela cura de um de seus servos.

Mais impressionante que o encontro em si, é a declaração daquele oficial de roma. Com poucas palavras, ele foi capaz de uma demonstração de fé tão eloquente, que maravilhou o próprio Cristo.

Depois deste episódio, não foi registrada um linha sequer sobre aquele homem, o que me instiga a fazer algumas perguntas:

  1. Ele renunciou ao seu cargo e as suas obrigações para com Roma?
  2. Ele passou a reunir-se com a Igreja?
  3. Ele abandonou o culto aos deuses de seus antepassados?

Não podemos concluir nada com absoluta certeza, mas não é difícil imaginar que a resposta para as três perguntas seja uma só: Não

  1. O fato de um centurião romano desertar com o propósito de seguir a Cristo seria digno de menção, no entanto, não existem relatos que confirmem este fato.
  2. Provavelmente não, levando em consideração a resposta anterior;
  3. Seria inconcebível que um funcionário do estado romano não professasse a religião estatal;

Por conta destas constatações, somos tentados a fazer mais uma pergunta: Será que tamanha a fé não foi capaz de conduzi-lo a salvação?

Daí, me vem a mente uma frase que Jesus insistia em repetir: “a tua fé te salvou…”

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8)

Carlos

EDIT:

O autor da imagem utilizada no post é o meu chará, André Marques, todos os créditos sejam dados a ele por esta excelente obra! Visitem o blog dele.

Anúncios
Etiquetado , , ,

3 pensamentos sobre “Tua fé te salvou

  1. É curioso que, pelo menos ao fim dos relatos, o centurião continue centurião, o samaritano continue samaritano e por ai vai…nenão?

  2. Obrigada pelo reconhecimento do uso da minha ilustração! Ao menos dando os devidos créditos (nome e link do blog) para que as pessoas saibam quem fez. Divulgação é boa e eu agradeço. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: