O Escriba


Embora que no Novo Testamento sempre achem-se associados aos Fariseus e Saduceus,  Os Escribas não constituíam em si, um partido político/religioso, e sim um grupo que ocupava-se em estudar e ensinar as Escrituras.  O curioso é que, apesar de estarem em constante contato com os Textos Sagrados, não procuravam viver de acordo com os seus preceitos.

“E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.” (Mateus 7:28,29)

Assim como os demais religiosos do Templo, os Escribas exigiam um padrão de conduta rigorosíssimo, que nem mesmo eles seguiam!

“Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;” (Mateus 23:3,4)

Não sei se meus leitores atentaram para isto, mas ultimamente tenho procurado exercitar o “tirar a trave do meu olho primeiro”, creio que os últimos posts refletiram bem isto.  Por conta desta postura, dou-me um puxão de orelha público!

– “Amorim, não adianta nada  ficar ai, postado em frente ao computador escrevendo feito um maniaco, se por acaso, sua vida não for um reflexo do que você tem dito! ”

É tentador, subir em uma torre de marfim, e lá do alto, ficar cobrando um proceder impecável de meus semelhantes, sem atentar para o meu próprio pé que vacila e ameaça levar-me ao chão. Não desejo  elevar-me ao topo de torre alguma, quero manter-me sobre a face da terra, donde eu possa olhar os homens nos olhos, inclusive aqueles que eu critico, e submeter-me a admoestação, quando esta for necessária! Salomão deixou escrito:

“Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar.” (Eclesiastes 4:13)

Por este motivo o Senhor nos exorta a sermos humildes como meninos (Mateus 18:4), para que nossos corações não se encham de soberba, para que não rejeitemos assim, as bem vindas correções.

Senhor, não permita que eu me torne um mero escriba…

Amém

Etiquetado , , , , ,

2 pensamentos sobre “O Escriba

  1. Excelente post!
    Parabéns!

  2. @MatsoThiago disse:

    É assim mesmo, Amorim. Parar mais de criticar os outros e tentar nos policiar no que estamos fazendo. O que adianta falar e falar, mas não entramos em ação? É assim mesmo!

Deixe um comentário

