Deus ex machina


Este é seu "deus"?

“Deus ex machina” é uma expressão latina de origem grega que significa literalmente “deus surgido da máquina”.  Este era o nome dado a um artificio utilizado pelo teatro grego para minimizar ou eliminar incoerências ou incoesões da trama. Consistia em descer um “deus” (simbolo de uma ação sobrenatural irresistível) em cena, através de um sistema de roldanas.  Segundo a Wikipédia:

“Em termos modernos, Deus ex machina também pode descrever uma pessoa ou uma coisa que de repente aparece e resolve uma dificuldade aparentemente insolúvel. “ (verbete Deus ex machina)

Não é raro presenciar “crentes” tentando fazer de Deus um mero objeto de cena, cuja a única finalidade é tapar buracos no enredo de suas existências. Estes se consideram protagonistas no palco da vida, e Deus uma marionete, que pode ser manipulada através dos fios de “orações-cabo-de-guerra” ou de frases de efeito como: “Eu profetizo”, “Eu determino”, “Eu desafio”, etc…

Segundo a crença de muitos, Deus invariavelmente, virá ao nosso socorro, para nos tirar de qualquer situações difícil.  Não obstante, o relato bíblico desampara esta ideia…

  • Nem sempre Deus livrou os Seus servos de uma morte dolorosa (Atos 7:59)
  • As cadeias nem sempre foram rompidas por terremotos (Filipenses 1:13)
  • Paulo não andou por sobre as águas em nenhuma das ocasião em que o barco que o transportava naufragou (2 Coríntios 11:25)
  • Nenhum dos apóstolos morreu em situação confortável. Todos padeceram pelo martírio ou pela prisão.

Outros mecanizam Deus, ao enxerga-lo como um ser puramente reativo! Segundo estes, toda ação do homem, corresponde à uma reação divina, cada causa obrigatoriamente corresponde a um efeito.

Deus definitivamente, não se subordina a “Terceira Lei de Newton”!

Estou ciente das consequências nefastas do pecado (Romanos 6:23) e bem sei que o Senhor corrige aos que ama (Hebreus 12:6).  Todavia, caso Ele fosse tão implacável quanto muitos imaginam, o assassino Moisés nunca seria escolhido para conduzir o povo de Deus à terra prometida, o trapaceiro Jacó nunca figuraria entre os patriarcas da Nação Escolhida, o ardiloso David nunca seria levantado como rei de Israel, o impulsivo Pedro nunca seria contado entre os apóstolos de Jesus…

… Nem eu estaria aqui escrevendo, e muito provavelmente, vocês não estariam aqui, lendo este texto!

Não me arrisco a dizer “a mão de Deus irá pesar sobre você”, muito menos “Deus irá cobrar isto de você”… Se Deus foi misericordioso para com o perseguidor Saulo, que dirá com aquele irmãozinho que cometeu um pequeno deslize. Não digo com isto, que consinto com a atitude dos muitos que espalham heresias e mercadejam o Evangelho. Isto nunca! Só não me aventuro a antever, que tipo de justiça Deus fará a estes.

“Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” (Salmos 100:5)

É este o absurdo maior da cruz! Loucura que não tem guarita na lógica humana! Afinal, como é possível um Justo morrer pelos injustos (1 Pedro 3:16)? Por aqueles que ainda eram seus inimigos (Romanos 5:10)!

O Senhor não tem um “piloto automático”, que aciona quando está enfadado dos horrores deste mundo! Por este motivo, dou glórias a este Deus sensível! Que se entristece, se ira, e acima de tudo me ama, apesar dos meus inúmeros erros!

nEle

Anúncios
Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: