A Teologia de Adam Savage


Rejeito a Realidade!

Muitos cristãos veem com desconfiança tudo o que é “cientifico” e acreditam que ciência e fé são forças antagônicas… Bem, a respeito deste assunto, discorrerei melhor em um segundo texto. Minha intenção agora é confessar a vocês um de meus vícios: Eu amo assistir documentários! Gosto muito de programas científicos! E um dos meus preferidos é MythBusters!

Para quem não conhece o programa (ou para quem só o viu através daqueles compactos terríveis, apresentados pelo Lúcio Mauro Filho no Fantástico), os “Caçadores de Mitos” (os “MythBusters” do nome do programa) se ocupam em “validar” ou “invalidar” mitos e lendas urbanas propostos pelos telespectadores. A verificação dos mitos é feita através de métodos científicos por uma equipe de “caçadores” auxiliares ou pelas duas estrelas do Show: Jamie Hyneman e Adam Savage.

Jamie é o certinho, todo engomadinho, que nunca suja a camisa, enquanto Adam é o meninão, maluco e cabeça dura. Os dois são umas “figuras”! Mas considero Adam o mais “perspicaz”.

Adam, certa vez proferiu uma frase, no mínimo curiosa…

“Eu rejeito a realidade e substituo pela minha!”

Como alguém pode impor a sua subjetividade ao espaço relacional? Como dar de cara com a verdade ABSOLUTA e simples e deliberadamente rejeita-la?

Obs: Aos relativistas que afirmam que “absolutos não existem”, faço aquela mesma perguntinha surrada e bem conhecida: “Esta afirmação é um absoluto?”

E não falo “dos de fora” (não fora dos “clubes”, fora da Igreja), que naturalmente rejeitam a Deus, mas dos religiosos que ocupam os bancos e púlpitos de virtualmente todas as congregações. São eles:

Os experimentalistas: Acreditam que as suas experiencias e revelações pessoais tem mais valor do que a Sã Doutrina.
Os idolatras: Creem que aquilo que seu líder fala ou faz, tem mais valor do que aquilo que está expresso na Bíblia
Os relativistas: Subordinam a doutrina a seus padrões e preferencias, criando aberrações teológicas.

Em vários debates que participei, já deparei-me com pessoas, que, quando incapazes de discordar das verdades expostas (admitindo portanto que são “verdades”), saem com algo equivalente a isto:

-“Eu percebo que isto que você fala é verdade, mas eu terminantemente me recuso a aceitar, pois sou orgulhoso e tolo! Prefiro viver com minhas mentiras!”

Esta pessoa foi, para dizer o mínimo, desonesta consigo mesma… Queria eu nunca agir desta forma (sou humano, também estou sujeito a me portar como um cabeça dura arrogante).

Percebam, que quando cito “verdade”, não estou me referindo as “minhas verdades”, mas aquelas que são auto-evidentes (quando falamos de fatos) e as verdades doutrinárias, as “verdades eternas”. Todos formam suas opiniões de acordo com uma base de autoridade, eu escolhi a Bíblia…

Bem pessoal, não escrevi este texto com a intenção de ser um “tratado”, ou de “encerrar” certas discussões, mas sim inicia-las…

Este foi, com certeza, o ensaio mais “ortodoxo” e “apologético” que escrevi para este humilde blog… E espero sinceramente não ter outras “recaídas”… rsrsrs

Fiquem com Deus

Etiquetado , , ,

Um pensamento sobre “A Teologia de Adam Savage

  1. porele disse:

    Só para que fiquem claros os limites da minha “ortodoxia”. Eis algumas verdades das quais não abro mão!

    1. Deus é soberano, onipresente, onisciente e onipotente.
    2. Fomos salvos pela graça divina, através do sacrifício vicário de Jesus, e não através de uma “Espiritualidade Saudável” (é desejável, mas não essencial… Se bem que, crer nisto já é ser “espiritualmente saudável”).
    3. Jesus é uma pessoa histórica, Ele veio como homem e viveu como homem, apesar da sua natureza divina. Diferente de nós, Ele não teve pecados.

    Bem, por enquanto é só…

    nEle

Deixe um comentário

